O Rio São Francisco de Ronaldo Fraga

Está no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Ibirapuera, até final de junho, a exposição de Ronaldo Fraga sobre o Rio São Francisco. Este terceiro maior Rio do país está na vida do estilista desde sua infância através das histórias que seu pai contava. Em 2006, viajou, pela primeira vez, a bordo do barco a vapor Benjamim Guimarães, tombado como patrimônio histórico. Lógico que tudo o que viu e sentiu seria transportado para alguma coleção e foi na São Paulo Fashion Week de 2008 (para o verão seguinte) que estampas de peixes, madeiras e o movimento de algumas peças fizeram alusão aos barcos e casas à beira do rio. Essas peças de passarela também estão lá no Pavilhão, mas não como tema central e sim como mais um elemento da montagem de 10 ambientes com instalações e vivências de toda viagem. Ao navegar pelas águas da exposição, o visitante irá se deparar com elementos que remetem ao rio, desde a foz até a nascente, passando pelas lendas, religiosidade, cheiros e sabores, música e pelos costumes das cidades ribeirinhas, entre outros símbolos e características que são únicas do Velho Chico. Tem vídeo dirigido pelo ator Wagner Moura; têm vestidos, musicas com Maria Bethânia declamando poema; tem um pouco de Carlos Drummond de Andrade e um convite do Ronaldo para que cada um que passe por ali deixe suas impressões numa lousa. Para as crianças, a “Pescaria do Saber” onde poderão conhecer sobre os peixes deste Rio que nasce e morre dentro de um mesmo país.
De caráter itinerante, a mostra irá circular por mais 10 cidades ainda este ano e a saber.

Pavilhão das Culturas Brasileiras. Rua Pedro Álvares Cabral, s/nº. Vila Mariana. Zona Sul. Até dia 26/6. 3ª a dom., das 9h às 17h. Grátis

Comentários

  1. AI...que bommm!!! Estava mesmo querendo saber até quando e onde estava esta exposição!

    ResponderExcluir
  2. Esta belíssima exposição iniciou sua viagem por Belo Horizonte, no final do ano passado e bateu o recorde de visitantes da história do Palácio das Artes. Pra quem já viu ou não viu ainda ou quer saber mais detalhes, vale a pena navegar pelo site saofranciscoronaldofraga.com.br. Parabéns ao Ronaldo Fraga e à G.Vallone. E viva o Velho Chico!

    ResponderExcluir
  3. Maíra, quando for a esta exposição nos conte aqui o que achou! Obrigada

    ResponderExcluir
  4. Ana Cristina, essa visão mineira da exposição do Ronaldo nos deixa ainda mais perto do Velho Chico, mesmo!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  5. otima lembrança de programa.estou no rio.assim que voltar.Sou fna do Ronaldo.e agora sou fna de vcs

    ResponderExcluir
  6. Ruth, não deixe de nos contar o que achou da exposição do Ronaldo, por favor... vamos ficar esperando! Abs,

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas